quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A casa dos budas ditosos

Se alguém me perguntasse como eu demorei tanto para ler este livro de João Ubaldo Ribeiro, lançado em 1999, eu não saberia responder ao certo. Talvez seja porque o livro fez tanto sucesso na época, integrando a série Plenos Pecados. Na época, li Xadrez, truco e outras guerras, de José Roberto Torero, e não achei o bixo. Também tinha uma peça de Fernanda Torres, que infelizmente perdi. Creio que ela vá retomar futuramente, pois o texto é impagável.
Trata-se de uma obra de genialidade. Uma ode à extinção de qualquer caretice. Um tratado de literatura e sexo da mais altíssima qualidade. A narradora é a coisa mais primorosa, repleta de referências do erudito ao abertamente pornográfico.

Gostaria de saber como foi que João Ubaldo Ribeiro escreveu este livro, e sou capaz de apostar que quando o escreveu ele estava com a menor das pretensões. Me despertou a vontade de ler outras coisas dele. Livros como esse são extremamente necessários em uma sociedade ainda tão atrasada como a nossa, que consome sexo como se fosse água potável e depois posa de cu apertadinho.

Viva João Ubaldo, viva a Casa dos budas ditosos e viva toda essa putaria e verdade escrita com tamanha classe. Esta narrativa é a prova de que o sexo ainda é um dos melhores substratos para a boa literatura, senão o melhor de todos. Indico o livro para todos os adolescentes do ensino médio e fundamental, e também para os demais leitores que se sabem atrasados em questão de bom sexo e de boa literatura.

0 comentários: