sábado, 3 de outubro de 2009

Estados da Alma - A estética da dor

A nova exposição de Arminda Lopes, dá continuidade à série de obras mostradas nas exposições Perdas e Miseráveis. As obras da escultora são viscerais e de uma força descomunal. Lindas e traumatizantes. Definitivamente inspiradoras.

Ryden

Bonecas que ganham vida e até viram santas, referências anti-carnívoras, fixação por Abrahan Lincoln, animais eviscerados, crianças com olhar cruel: o vocabulário visual de Mark Ryden é vasto e consistente. Atual e iconoclasta. Não é à toa que há muito tempo caiu nas graças de diversos artistas, para quem fez capas de discos, saindo do underground para o mainstream.

Feito homem [conto]

Chora, mano. Pode chorar. Eu sei a dor que tu sente.

E não vou dizer pra ninguém.

O medo é assim; a dor é assim: ninguém entende antes de sentir na própria carne. Essa miséria de tá amarrado sem poder fazer nada. Foi assim que eu me senti todos esses anos, apodrecendo no inferno, sem ninguém pra me consolar. E por tanto tempo, tanto tempo, que eu queria ver se tu era macho de agüentar. Mas tu já chora.

Memórias da literatura



Um site muito bacana, com podcasts e rss sobre literatura. Faz parte do projeto do Museu da Pessoa. O site é repleto de histórias sobre os autores e suas obras. Muito bem produzido, para baixar pro iPod e sair ouvindo por aí.

Koons


Jeff Koons, um dos artistas plásticos mais "pops" e bem pagos da atualidade, é descendente direto da linhagem de Andy Warhol, Richard Hamilton e Roy Lichtenstein.

Cruze esta linha - Salman Rushdie

O livro de ensaios do aclamado autor de Versos Satânicos é uma preciosa coleção de textos que lançam luzes sobre a genialidade de um autor e sua obra.

Os assuntos variam muito entre si e se revelam atuais, quase atemporais, apesar do fato de que alguns dos textos foram escritos muitos anos atrás. Ali se encontram ensaios sobre outros escritores, sobre filmes, livros, enfim: impressões argutas e bem-humoradas do autor sobre diversos temas. Destaque especial é dado para uma seção com textos sobre a sentença de morte que recebeu e suas conseqüências na vida de Rushdie.

Desacordo ortográfico



Muito bacana a idéia da antologia Desacordo ortográfico, organizada por Reginaldo Pujol Filho. O blog do livro também está muito legal, com vídeos onde cada autor lê um trecho do conto do outro. Gera curiosidade e dá vontade de ler o livro.

O volume reúne autores de diversos países e tem uma capa linda.

Melhor do que tentar acabar com as diferenças lingüísticas, por que não apreciar essa multiplicidade lingüística? Vou comprar.

http://desacordo-ortografico.blogspot.com/

Papel reciclado para todos os gostos



A Eco Paper é uma empresa que produz papéis ecológicos criativos. Eles são feitos sem árvores, usando substitutos como café, charutos e banana. Pode-se comprar folhas avulsas, cadernos, envelopes e blocos diferenciados.

A empresa é americana, mas tem um link para compradores do exterior.

Impostos incidem, imagino eu. Alguém aí, compre e me diga se foi muito caro e se valeu a pena.

Eu me amarrei neste papel de café.

Maria Gadú

Ela parece uma menina simples. Usa calça jeans, camiseta, sandálias havaianas. O nome, não sei se lembra o de alguma pessoa humilde ou se parece mais com algo descoladinho, assim, meio afrancesado. Mas Maria Gadú tem, acima de tudo, uma voz poderosa e uma poética delicada. Lembra um pouco Marisa Monte, misturada com Cássia Eller. Mas é algo totalmente novo. Uma nova voz, com coisas novas para cantar. E um disco com repertório que vai de Ne Me Quite Pas a Baba Baby e A história de Lilly Braun, passando por músicas compostas pela própria Maria Gadú, que são as melhores do disco.

Olha ela lá no Youtube.

Tabus, perversões e outras catarses



Visite o blog do livro: tabusperversoeseoutrascatarses.blogspot.com

Farewell [conto]

Foi você quem me ensinou, Pedro, que terra a gente cava com as mãos.

Que a gente planta e espera.

Afundo meus dedos e sinto a textura, o cheiro, a sensação confortável de cada grão.

E uma minhoca se enrosca entre meus dedos, gorda, anelada.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Wordle - Nuvens de palavras


Encontrei na Internet esse recurso muito interessante de criar nuvens de palavras. É muito mais do que visual. Também se trata de conteúdo. Nessa imagem aí de cima, por exemplo, aparecem as 500 palavras mais recorrentes no meu primeiro livro, Tabus, perversões e outras catarses – exceto as mais comuns, tais como preposições e conjunções. As palavras do título aparecem mais porque estão nos cabeçalhos de todas as páginas. Funciona assim: o usuário insere todo o texto no formulário do site (ctrl-C/ctrl-V) e escolhe entre opções de formatação (fonte, cores, número de palavras, etc). O resultado é uma nuvem como esta, onde as palavras mais recorrentes ficam maiores e as menos recorrentes ficam menores.

Faça a sua.

Melhor capa por Eros em decúbito e outras histórias de Alpheu Godinho



No dia 16 de dezembro de 2008 aconteceu a tradicional noite do livro, fechando o calendário cultural de eventos promovidos pela Prefeitura de Porto Alegre.

Entre os premiados, Rudiran Messias conquistou o prêmio na categoria Capa, com o trabalho desenvolvido para o livro Eros em decúbito e outras histórias, de Alpheu Godinho.