sábado, 24 de outubro de 2009

Rendez-vous [conto]


Luciano, 35 anos, casado, pai de dois filhos, encontrou o demônio em uma sauna do Catete.
Ele estava dentro de um homem muito magro, que aparentava mais de 50 anos e tinha o corpo cinzelado.

O Kindle e o fim dos livros


Muito já se falou sobre o fim dos livros, e gadgets como este parecem o prenúncio de que todas essas previsões estão se concretizando. Mas será mesmo que este é o fim do livro impresso?

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Plasticircose [conto]


Na despensa já não havia mais enlatados, envelopes de sopa, pacotes de massa seca ou biscoitos. Ela consumira tudo no período de quarentena, durante o qual seu único contato físico com a rua tinha sido através dos entregadores, que agora estavam de greve. Ela acompanhava pela televisão os protestos e as passeatas de pessoas cobertas pelas máscaras anti-contágio enquanto trabalhava e enviava os projetos ao escritório pela internet. Isso na medida em que conseguia energia suficiente para terminar cada tarefa. Mas parecia que a coisa toda não tinha solução para breve. O número de infectados aumentava exponencialmente e as autoridades pareciam estar apenas tentando manter tudo sob controle.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

The guitar

O filme de Amy Redford, com o título brasileiro de A guitarra (2008), tem um roteiro delicioso, onde não há espaço para o preconceito e a caretice. Transforma um assunto pesado como o câncer em algo leve.

A temática é muito interessante e faz pensar no rumo que cada um de nós dá à sua vida, no papel da doença e da cura no corpo e na alma do ser humano.

Hard Working Band

A concha acústica do Multipalco do Theatro São Pedro recebeu hoje a banda gaúcha de Soul Music Hard Working Band. O show estava muito bom, como sempre os músicos da banda são excelentes, o repertório é fantástico, e a voz de Andrea Cavalheiro é uma força da natureza.

Anticristo



Anticristo, de Lars von Trier, é um filme com roteiro muito forte, denso e bem estruturado. Eu o recomendaria para amigos que estão prestes a se casarem. Faz o cara pensar duas vezes.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Primeiras estórias

Quando alguém disser que não existe livro de contos onde todas as histórias sejam boas e bem-escritas, lembre-se de Primeiras estórias de João Guimarães Rosa.

Neste livro de contos temos narradores menos herméticos do que o de Grande sertão:veredas, mas não menos inventivos.

Cada história é uma perfeição de enredo e estilo. O livro encerra grande parte dos melhores contos escritos em língua portuguesa.

Bastardos inglórios

O novo filme de Tarantino é catarse pura.

Neste quesito, destaque para o personagem Eli Roth, que mata os nazistas com tacadas de baseball até que suas cabeças virem massas amorfas.

Mas o melhor do filme é o personagem Christoph Waltz, o 'caçador de judeus'. Trata-se de um dos mais memoráveis personagens do cinema de todos os tempos. Sujeito ladino, asqueroso, que parece estar lutando por um ideal torpe mas, na verdade, está apenas atrás de seus próprios interesses.

Um filme perfeito na estética, no roteiro (dividido em capítulos de livro) e na direção. Viva Tarantino, que sempre nos surpreende.

Good Reads



O Goodreads é uma ótima ferramenta para manter registro sobre leituras feitas, em andamento e por fazer. O site oferece diversos títulos já cadastrados e o cadastro de novos livros é muito fácil e rápido. Ali você vai cadastrando todos os livros de sua biblioteca e pode até escrever sua sinopse e impressões de leitura para dividir com outros usuários.

História da Beleza

Enciclopédico e essencial, o livro História da Beleza, de Umberto Eco, é um must have.

Eu diria que não é um livro para ser lido de cabo-a-rabo. Mas é um ótimo livro para deixar em uma mesa de centro para olhar de vez em quando. E também para levar por aí de baixo do braço, para ler os verbetes na fila do banco, dentro do ônibus.

Retratos de Claudio Edinger

Quase que eu passo reto pela sala de exposições do Theatro São Pedro. Foi essa foto aí do lado que me chamou atenção e acabei entrando para me surpreender com retratos tão bem-feitos e reveladores das personalidades dos fotografados. A exposição fica até o dia 25/10.
De terças a sextas-feiras, das 12 às 21 horas.
Sábados e domingos, das 15 às 21 horas.

Vale à pena ver os retratos no site do fotógrafo, mas ao vivo o impacto é outro.

Shirleys Valentines

Eu já tinha assistido em 1991 a peça Shirley Valentine, com Renata Sorrah no papel título. Era uma montagem linda. O cenário era uma cozinha montada sobre um globo terrestre em cima de um linóleo preto, fazendo uma analogia direta - mas não menos bela - de que o mundo daquela mulher era apenas aquilo ali. Foi no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o que deixa qualquer espetáculo mais bonito.