O livro de ensaios do aclamado autor de Versos Satânicos é uma preciosa coleção de textos que lançam luzes sobre a genialidade de um autor e sua obra.
Os assuntos variam muito entre si e se revelam atuais, quase atemporais, apesar do fato de que alguns dos textos foram escritos muitos anos atrás. Ali se encontram ensaios sobre outros escritores, sobre filmes, livros, enfim: impressões argutas e bem-humoradas do autor sobre diversos temas. Destaque especial é dado para uma seção com textos sobre a sentença de morte que recebeu e suas conseqüências na vida de Rushdie.
Como não poderia deixar de ser, o repertório de idéias do autor – com destaque para o tema da dualidade entre ocidente x oriente, bem x mal – está presente em todos os temas escolhidos e nas opiniões expressadas, criando um conjunto rico e uma amostra da sociedade global e urbana, onde esses opostos se misturam constantemente como em um grande caldeirão.
Chamam atenção, em seu diário de viagem à Índia, as semelhanças com o Brasil. Ambos os países são o lar das desigualdades sociais, campos de maravilhas e horrores.
sábado, 3 de outubro de 2009
Cruze esta linha - Salman Rushdie
Postado por Rudiran Messias às 12:53
Marcadores: inspiração, literatura, livros, resenhas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário