quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O visitante noturno

Este volume reúne duas novelas de B. Traven, um dos mais obscuros escritores do século XX, cuja real identidade ainda permanece um enigma. 
A primeira delas é a que dá nome ao livro. O visitante noturno conta a história de um aventureiro que abandona a civilização e vai viver nos confins da selva. Lá, acaba tomando conta da casa de um vizinho enquanto esse viaja. Durante sua ausência, aproveita para explorar a biblioteca do vizinho, mas é atropelado por experiências aterradoras. 

Uns trocados [conto]

Ele disse pro patrãozinho, no dia anterior, que não carecia de pagamento naquele mês. Ainda tinha dinheiro que chegava até o final do próximo, no mínimo. Era sujeito que poupava e não era dado a luxos. Além do mais, não estava precisando de nada. Nem ele nem a irmã.

domingo, 1 de novembro de 2009

Uma puta escritora

Conheci ontem, na 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, uma pessoa extraordinária. Gabriela Leite, que já no título de seu livro se define como Filha mãe avó e puta. Mas ela é muito mais do que isso, ela é a fundadora do movimento das prostitutas no Brasil, criadora da ONG DaVida, da confecção Daspu e está aí escrevendo o seu nome nas histórias da literatura brasileira da moda. Coisa que festejo com ela, já que a literatura é também a promoção do entendimento entre as pessoas, e o preconceito é coisa cada vez mais demodé.