segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Auto-ajuda para escritores


Oficina de escritores, de Stephen Kock, é um livro delicioso voltado para escritores iniciantes ou escritores com qualquer tipo de bloqueio criativo. O volume reúne o melhor de diversos livros de entrevistas onde escritores falam de seus processos criativos.

Trata-se de uma ótima porta de entrada para diversos assuntos relativos à escrita, como técnicas de desbloqueio, construção de enredo e história, construção de personagens, etc. Escrito por um escritor experiente e que também dá aulas de escrita criativa, o livro é um excelente workshop para escritores iniciantes e até mesmo para escritores mais experientes.

Serve como um livro de auto-ajuda para quando nos sentimos bloqueados. Mas vai além disso. Aborda todos os assuntos sobre a escrita de uma forma relativamente concisa e, ao mesmo tempo, com muitos exemplos concretos de grandes escritores. Lança luzes sobre idéias que temos, proporciona um diálogo com escritores que já passaram por tudo o que passamos e ainda vamos passar, e até nos inspira a escrever novas histórias enquanto lemos os relatos de outros escritores contando sobre como tiveram a idéia inicial para escrever grandes obras.

Esse diálogo que o livro traz muitas vezes não é possível nem no contato direto com grandes escritores. O conteúdo vem, muitas vezes, de palestras, entrevistas ou cartas, onde escritores revelam alguns segredos e dividem as mesmas angústias que qualquer outro escritor tem, teve e ainda vai ter durante o seu trabalho. São frases, respostas e conselhos bem pensados e refletidos, fruto de momentos de iluminação, e que podemos usar objetivamente.

O livro também tem uma característica de ser objetivo e dar muitas dicas práticas. Também aponta para livros aprofundam um ou outro assunto e tem uma vasta bibliografia para ser estudada. Para integrar a biblioteca básica de qualquer escritor oficineiro.

0 comentários: