quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O visitante noturno

Este volume reúne duas novelas de B. Traven, um dos mais obscuros escritores do século XX, cuja real identidade ainda permanece um enigma. 
A primeira delas é a que dá nome ao livro. O visitante noturno conta a história de um aventureiro que abandona a civilização e vai viver nos confins da selva. Lá, acaba tomando conta da casa de um vizinho enquanto esse viaja. Durante sua ausência, aproveita para explorar a biblioteca do vizinho, mas é atropelado por experiências aterradoras. 

A segunda, Macário, é a incrível história de um homem que tem o sonho de comer um peru sozinho. Essas duas novelas estão entre as mais conhecidas do escritor misterioso, que já foi incluído por Borges em sua "Antología de la Literatura Fantástica" (1940). 

O livro ainda conta com prefácio que fala sobre o que se sabe e o que não se sabe sobre B. Traven, incluindo sua possível aparição no set de filmagens do filme "O Tesouro de Sierra Madre" (1927), baseado em texto seu. Também tem histórias de pessoas bem conhecidas que já se precisaram negar publicamente que eram o verdadeiro escritor por trás do pseudônimo.

Incrível como duas novelinhas podem ser tão curtas e interessantes. Me lembrou a série "Para gostar de ler". Fun and spooky!

0 comentários: